A FERRAMENTA “RODA DA VIDA”

A Roda da Vida (Life Wheel) é uma ferramenta simples, versátil e muito útil para autoavaliação e autoconhecimento, desenvolvida e aperfeiçoada a partir dos trabalhos publicados por Zig Ziglar (Born to win – “Nascido para vencer”). Bastante aplicada no universo do coaching e do desenvolvimento pessoal, trata-se de uma abordagem para realização de uma análise dos níveis de satisfação de vida. O mecanismo é simples de entender: a roda é dividida em quatro quadrantes, a saber: (1) Pessoal; (2) Profissional; (3) Relacionamentos; e (4) Qualidade de Vida. Cada uma destas esferas da vida contemplam, em geral, três outras categorias, dando origem a uma avaliação completa e sistêmica englobando doze pontos importantíssimos na vida de uma pessoa. Faça o download da ferramenta e aplique já!

DOWNLOAD AQUI

PREENCHENDO A RODA

A ferramenta, como já dissemos, é simples de ser aplicada. Para cada dimensão e categoria analisada (veja a tabela abaixo com as respectivas descrições), você deve atribuir uma nota de 1 a 10. O critério para definição da nota é todo SEU, de acordo em como você se sente HOJE a respeito de cada uma das categorias (lazer, saúde e bem-estar, finanças, intelectual, etc.) comparando em relação a como você gostaria de se sentir no próximo semestre ou no próximo ano. Algumas vezes, este exercício pode se tornar bastante subjetivo. O mais importante é que você responda com franqueza e reflexão. Por exemplo, você deseja ter um estilo de vida mais saudável, cuidando melhor da sua alimentação e praticando exercícios físicos regulares. Mesmo assim, você já se alimenta razoavelmente bem, tem um nível de disposição satisfatório, goza de boa saúde e está em dia com exames médicos periódicos. Você pode pensar em atribuir uma nota 7,0, por exemplo. Mas ainda teria um salto em direção à melhoria do que você julga ser o mínimo necessário para alcançar um nível de satisfação 10 na SUA opinião (como incluir algum esporte ou atividade ao ar livre, comer alimentos mais saudáveis, etc.). Ao definir a nota, faça uma marcação com um ponto na categoria analisada, como no modelo abaixo. Depois de atribuir todas as notas, una os pontos.

 

TESTE3     TESTE2

QUALIDADE DE VIDA

LAZER & HOBBIES

Tempo disponível para praticar hobbies e realizar atividades que lhe gerem prazer, lazer, diversão e estímulo à criatividade.

SAÚDE & BEM ESTAR

Saúde física, disposição, energia e bem estar geral. Leva em consideração: corpo, alimentação, prática de exercícios físicos regulares.

ESPIRITUALIDADE

Paz interior, coerência com seus valores e equilíbrio interno. Pode ou não estar ligado religião ou crenças específicas , depende de como esses fatores influenciam (ou não) a sua vida.

PESSOAL

INTELECTUAL

Atividades para desenvolvimento intelectual, que contribuem para o crescimento pessoal e enriquecimento do conhecimento. Formação, cursos, leitura, treinamentos, certificações, etc.

EMOCIONAL

Leva em consideração o equilíbrio emocional e mental. Autocontrole e autoconfiança para lidar com as situações no dia a dia, com sentimentos e com os próprios pensamentos. Cultivo de comportamentos construtivos, sentimentos fortalecedores e autoestima elevada.

FELICIDADE

Sensação de felicidade, plenitude, realização, satisfação geral e gratidão em relação à vida e às conquistas realizadas.

RELACIONAMENTOS

FAMÍLIA

As situações e relações no ambiente familiar e dentro do lar, o convívio, respeito mútuo às diferenças e dificuldades individuais.

AMOROSO

Vínculo emocional saudável, cultivo da relação no cotidiano, diálogo, parceria e construção de base sólida, valores do casal alinhados e com vida sexual e amorosa ativa, prazerosa e equilibrada.

VIDA SOCIAL

Relação com amigos, colegas de trabalho, parceiros, sócios e outros. Se são agradáveis, amistosos, bem articulados, agregam e auxiliam no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

PROFISSIONAL

CARREIRA

Atividade profissional oferece satisfação, permite crescimento e desenvolvimento, oferece desafios, é estimulante e está alinhada com propósito de vida. Sucesso, realização e reconhecimento.

FINANÇAS

Renda financeira equilibrada e suficiente para suprir necessidades básicas e padrão de vida. Capacidade de investir, efetuar gastos de maneira consciente, ter poupança, plano de aposentadoria, etc.

CONTRIBUIÇÃO SOCIAL

Contribuição social e impacto na comunidade. Profissão que gere serviços/produtos que contribuam para desenvolvimento da sociedade, ou trabalho voluntário, caridade, filantropia, etc.


ANALISANDO SEUS RESULTADOS

Este modelo de análise se trata de um gráfico estilo radar, cujo objetivo é comparar um conjunto de valores e variáveis simultaneamente através de uma representação gráfica. Permite uma visualização comparativa, intuitiva e de fácil compreensão. Observando o formato do desenho, é possível visualizar as áreas críticas (cuja nota atribuída foi baixa) em contraste com áreas mais positivas (notas altas). Com base nisso, usar estes resultados como fatores para tomada de decisão em um planejamento estratégico pessoal. As áreas mais afetadas, provavelmente, são aquelas que serão priorizadas. Algo a se destacar: quanto mais fechado for o gráfico, ou seja, mais próximo do centro, piores são os resultados. Quanto mais aberto (mais próximo das extremidades das bordas), melhores são seus resultados. Além disso, você pode observar sua nota separada por cada dimensão (pessoal, profissional, relacionamentos e qualidade de vida) e sua média geral. Com base nas suas respostas, anote as notas e calcule suas respectivas médias, além da média geral.

Média - roda da vida - análise

PERGUNTAS PODEROSAS

  • Qual seu nível de satisfação atual com os resultados em cada das áreas da sua vida: Pessoal, Profissional, Relacionamentos e Qualidade de Vida?
  • Qual dessas áreas, tem mais lhe afetado atualmente? E qual delas, ao receber um pouco mais de foco, irá influenciar positivamente em um maior número de outras áreas, melhorando e alavancando seus resultados e seu nível de satisfação com sua vida?
  • O que você pode fazer para melhorar estes resultados? Que estratégias você pode tomar a partir de agora para aumentar seu nível de satisfação? Como manterá e monitorará suas ações? O que você precisa para colocar em prática?

 

TEXTO POR RAQUEL RODRIGUES