O QUE É COACHING?

O QUE É COACHING?

Segundo a International Coach Federation (ICF), o coaching é “um processo de parceria entre o coach (profissional habilitado) e seu coachee (cliente), onde são provocados o pensamento reflexivo e a criatividade para inspirar o cliente a maximizar seus resultados pessoais e profissionais. O processo auxilia o cliente a:

  • descobrir, clarificar e alinhar o que deseja alcançar;
  • incentivar sua autodescoberta e autoconhecimento;
  • promover soluções e estratégias próprias para alcançar seus objetivos; e
  • melhorar drasticamente suas perspectivas sobre seu trabalho e sua vida, ao mesmo tempo que aprimora suas habilidades e competências e desbloqueia seu potencial”.

Segundo Villela da Matta e Flora Victoria, presidentes da Sociedade Brasileira de Coaching (SBCoaching), o coaching utiliza “metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas para levar o cliente a novos entendimentos e alternativas capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas”.

PÚBLICO-ALVO

O Coaching de Vida do Projete Você é indicado para maiores de 18 anos, especialmente executivos, gestores, empreendedores, profissionais liberais, autônomos, estudantes e todos aqueles que buscam desenvolver seu máximo potencial e alcançar maiores níveis de realização pessoal e profissional. Se você busca um maior conhecimento sobre si e sobre seu propósito de vida, além de desenvolver melhores estratégias para alcançar seus objetivos, este processo é muito indicado para você. Alcance mais sucesso na vida e no trabalho, atinja maior produtividade e conquiste mais segurança e confiança para tomar suas decisões.

BENEFÍCIOS
  • Alcance seu máximo potencial;
  • Conquiste mais sucesso e realização pessoal e profissional;
  • Tenha mais direcionamento, foco e clareza de propósito;
  • Defina melhores estratégias para alcançar seus objetivos e metas de vida;
  • Maximize resultados, melhore seu desempenho e produtividade em diversas áreas da vida;
  • Alcance mais felicidade, plenitude, bem-estar e equilíbrio de vida;
  • Crie mais comprometimento, motivação e capacidade de realização;
  • Obtenha mais independência, liberdade, proatividade e segurança nas tomadas de decisões;
  • Desenvolva mais competências, autoconhecimento, autoconfiança e autoestima;
  • Construa um mindset (modelo mental) de sucesso e com maior inteligência emocional;
  • Aprimore suas conexões sociais, rede de contatos e comunicação interpessoal.
DURAÇÃO

O processo de coaching é composto por meio de ciclos, apresentando uma sequência lógica estruturada com início, meio e término. Cada ciclo varia, em média, entre 10 a 12 sessões, com encontros semanais, tendo uma duração total média de 3 meses. Ao término do ciclo, o cliente estará apto a utilizar as ferramentas e técnicas para sua vida, alcançando autonomia e independência. Entretanto, caso o cliente ainda queira participar de um novo processo, com outros objetivos, poderá iniciar um novo o ciclo.

COMO FUNCIONA?

O Coaching de Vida e Carreira é um processo de autoconhecimento e transformação intensa, que consiste na aplicação de um conjunto sequencial de procedimentos e ações para auxiliar o cliente a atingir determinadas metas e objetivos de sua vida pessoal e profissional. É conduzido por meio de perguntas poderosas, um roteiro de questionamentos estruturados que ampliam o horizonte e a perspectiva do cliente sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre resultados que deseja obter na sua vida pessoal e profissional; e na aplicação de diversas técnicas e ferramentas, vindas de áreas do conhecimento variadas como administração, psicologia, filosofia, neurociência, programação neuro-linguística (PNL), design, entre outras. Estas ferramentas podem ser cognitivas (nível consciente e racional) ou emocionais (nível subconsciente). A partir disso, o cliente poderá obter maior nível de reflexão, compreensão e análise sobre a situação atual em que se encontra e defina melhores estratégias para alcançar a situação desejada. 

COACHING

O Coaching é um poderoso processo que utiliza ferramentas e técnicas validadas para ativar novos entendimentos e reflexões que permitem potencializar resultados e performances de indivíduos, grupos ou empresas.

COACH

O Coach é o termo utilizado para designar a ocupação de um profissional capacitado, habilitado e certificado que aplica processos de coaching em indivíduos, grupos ou organizações.

COACHEE

O Coachee (lê-se coutchí) é o cliente propriamente dito. É aquele que, na busca por atingir melhores e maiores resultados na vida pessoal e/ou profissional, se submete a um processo de coaching.

ETAPAS DO PROCESSO

AUTOCONHECIMENTO E ANÁLISE PESSOAL/PROFISSIONAL

Neste primeiro momento, o foco do processo está no desenvolvimento de um importante estudo profundo e reflexivo sobre o próprio cliente, buscando compreender, rastrear e desenvolver autoanálise de diversos fatores importantes da sua vida, tais como: perfil comportamental, personalidade, paixões, competências, habilidades, áreas de talentos, qualidades, defeitos, crenças limitantes, mecanismos autossabotadores, medos, bloqueios mentais, papéis, sonhos, autoavaliação sistêmica, etc. O cliente terá mais clareza sobre si mesmo, seus desejos, objetivos, comportamentos e atitudes, gerando importantes informações e insights para produção e execução do seu planejamento estratégico pessoal e profissional.

CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL/PROFISSIONAL

Nesta etapa, o cliente terá mais clareza de respostas importantes sobre sua situação atual e sobre onde deseja chegar. O cliente conseguirá definir os seguintes aspectos de um planejamento estratégico: missão (propósito), visão, valores, objetivos, metas e indicadores de desempenho. Em seguida, a partir de exercícios de DreamList (Lista dos Sonhos) e sobre o que o cliente quer SER, FAZER e TER na vida, serão construídos planos de ação de curto, médio e longo prazo. Os planos contemplarão todas as esferas da vida do cliente: pessoal, profissional, qualidade de vida e relacionamentos. Em seguida, serão desenvolvidas metas e estratégias pelo próprio cliente, de forma que sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporizáveis.

ACOMPANHAMENTO, EXECUÇÃO E FEEDBACK DO PROCESSO

Nesta última etapa, será desenvolvido acompanhamento do cliente na execução de suas atividades. Para isso, serão analisados os seus indicadores de desempenho, oferecidas técnicas de motivação e estímulo à ação, aplicadas ferramentas de gerenciamento de tempo, criação de novas rotinas e hábitos, bem como produtividade e alta-performance. Além disso, é realizada a (auto)avaliação dos resultados conquistados e o feedback geral do processo de coaching. Ao final do ciclo, o cliente terá um conjunto de métodos e técnicas que poderá aplicar para a vida, conquistando autonomia para um processo contínuo de aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional.